LivreTV

Sesap anuncia ampliação de rede de leitos pediátricos para síndromes respiratórias e Covid

Por LivreTV Notícias em 26/01/2022 às 16:48:31
Governo do RN vai reverter todos os leitos de UTI do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes. Força-tarefa prevê 16 leitos críticos e 23 clínicos exclusivos para tratamento de crianças. Primeira medida é reverter todos os leitos de UTI do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes

Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) anunciou nesta quarta-feira (26) que vai ampliar a rede de leitos pediátricos devido ao atual momento da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte.

A primeira medida é reverter todos os leitos de UTI do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, na Zona Norte da capital, para síndrome respiratória, com ênfase na Covid-19, passando de três para dez leitos. "A reversão acontecerá a partir da disponibilidade de recursos humanos e equipamentos", diz na nota.

O comunicado da Sesap destaca que "nos próximos dias haverá ainda a ampliação de seis leitos críticos e a reversão de 21 leitos clínicos. Assim, ao final do trabalho, serão 16 leitos críticos e 23 clínicos exclusivos para tratamento de casos de Covid-19 e síndrome respiratória não Covid em menores de idade".

Crianc?a de 3 anos precisa de leito de UTI Covid

Na mesma nota, a secretaria aponta que "segue em tratativa com outros serviços de saúde, incluindo prestadores filantrópicos, para avaliar a possibilidade de abertura de novos leitos" e "reforça a necessidade de vacinação em toda a população a partir dos 5 anos".

A Sesap diz ainda que a rede Covid em todo o estado "já ultrapassa os 120 leitos clínicos e críticos disponibilizados para tratamento da doença desde o fim da semana passada".

Ampliação

Na terça-feira (25), o governo havia aberto mais 78 leitos clínicos e 13 críticos (de UTI) para pacientes com Covid na rede pública do estado (veja detalhado no fim).

A expansão acontece diante da alta de casos da doença, desde a chegada da variante ômicron, o que tem gerado um aumento nas internações e um aumento na taxa de ocupação nas redes pública e privada de saúde.

Na segunda-feira (24), o Rio Grande do Norte ultrapassou a marca de 65% da taxa de ocupação dos leitos de UTI, marca que não era atingida desde 1º de julho de 2021.

LEIA TAMBÉM

Com alta de internações, RN abre mais 78 leitos clínicos e 13 críticos para pacientes com Covid

Natal começa a vacinar crianças a partir de 5 anos nesta quarta-feira (26)

De acordo com a Sesap, os 91 novos leitos (somados clínicos e de UTI) aumentam em 31% a atual rede disponível. Neste momento, o estado conta com 313 leitos - sendo 135 críticos e 188 clínicos. No pico da pandemia, em 2021, o estado chegou a ter 411 leitos críticos. Com a melhora nos índices, passou a revertê-los no segundo semestre.

Secretária-adjunta de Saúde do RN fala sobre abertura dos novos leitos

Veja novos leitos

91 leitos abertos (78 leitos clínicos e 13 leitos críticos)

Hospital Geral João Machado (Natal): 17 clínicos e 2 críticos

Hospital Regional Hélio Morais Marinho (Apodi): 7 clínicos e 5 críticos

Hospital Maternidade Almeida Castro (Mossoró): 10 clínicos

Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos (Assu): 6 clínicos

Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros): 3 clínicos

Hospital dos Pescadores (Natal): 9 clínicos e 6 críticos

Hospital Municipal de Natal: 26 clínicos

59 em expansão (27 leitos clínicos e 32 leitos críticos)

Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros): 14 clínicos e 07 críticos

Hospital Regional Linfoldo Gomes Vidal (Santo Antônio): 4 clínicos e 5 críticos

Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva (Caraúbas): 3 clínicos e 5 críticos

Hospital Regional Monsenhor Expedito (São Paulo do Potengi); 2 clínicos e 5 críticos

Hospital Giselda Trigueiro (Natal): 5 críticos

Hospital Rafael Fernandes (Mossoró): 4 clínicos

Vídeos mais assistidos do g1 RN

Na mesma nota, a secretaria aponta que "segue em tratativa com outros serviços de saúde, incluindo prestadores filantrópicos, para avaliar a possibilidade de abertura de novos leitos" .
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV