LivreTV

Motorista perde controle e capota caminhonete 4x4 em duna da praia de Búzios no RN; veja vídeo

Por LivreTV Notícias em 03/01/2022 às 13:29:33
Segundo Idema, condutor não possuía autorização para trafegar no local. Envolvidos tiveram ferimentos leves. Veículo 4x4 capota durante passeio em duna no litoral do RN

Uma caminhonete 4x4 capotou nas dunas da praia de Búzios, em Nísia Floresta, no litoral sul do Rio Grande do Norte, durante o fim de semana. O momento do acidente foi registrado em um vídeo feito por ocupantes de outro carro que seguia logo atrás.

Segundo informações da prefeitura de Nísia Floresta, os envolvidos no acidente tiveram ferimentos leves. A prefeitura não soube informar o horário do acidente e nem se as vítimas eram turistas.

O vídeo mostra o momento em que o motorista da caminhonete tenta fazer uma curva acentuada para a direita e se depara com uma pequena lagoa no meio da duna. Ele tenta desviar e acaba perdendo o controle. O carro capota pelo menos três vezes antes do vídeo ser interrompido.

O diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), Werner Farkatt, disse que o carro não possuía autorização para trafegar no trecho.

Carro capotou em duna da praia de Búzios em Nísia Floresta durante o fim de semana.

Redes sociais

O órgão ambiental conta com um sistema de cadastramento online ativo para os condutores de veículos através do site.

“Nesse controle que o Idema faz de emissão de registros gratuitos para as pessoas que utilizam as trilhas, neste final de semana só tivemos 4 veículos autorizados. Inclusive o que provocou o acidente não estava autorizado pelo Idema a trafegar sobre as dunas, podendo provocar riscos ao meio ambiente ou até a pessoas que estejam trafegando naquela área”, afirmou o diretor.

O diretor comentou, ainda, que muitas vezes os acidentes acontecem pelo fato dos motoristas não terem experiência de condução de veículos em área dunar e se aventuram em locais sensíveis, como as dunas com curvas acentuadas, instabilidade e areia que se modifica diariamente devido à força dos ventos.

O cadastro, segundo ele, serve para ter um controle dos veículos que terão acesso ao campo de duna de Nísia Floresta, município inserido na Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra. Os condutores que cometerem infrações estão sujeitos às sanções penais e administrativas vigentes.

“O papel do Idema é controlar e saber se por um acaso esses veículos provocaram um dano ambiental, ou seja, derramamento de óleo sobre as dunas, desmatamento, retirada de vegetação irregular”, reforçou.
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV