LivreTV

Natalenses dormem em filas para tentar cadastro no Auxílio Brasil e reclamam de número de fichas insuficiente

Por LivreTV Notícias em 10/12/2021 às 13:33:34
Semtas reconhece aumento da demanda e atribui problema a falta de informações por parte do governo federal. Natal tem filas de pessoas em busca de cadastro para receber o Auxílio Brasil (Imagens: Kleber Teixeira)

No dia de pagamento da segunda parcela do Auxílio Brasil, nesta sexta-feira (10), várias pessoas amanhecerem em frente às unidades do Cadastro Único de Natal, em filas que tomavam quarteirões.

Alguns usuários disseram que chegaram ainda às 14h da quinta-feira (9) para tentar atendimento, mas as fichas distribuídas foram insuficientes. Segundo o governo federal, o benefício será pago a 13 milhões de pessoas em dezembro.

Auxílio Brasil: 2ª parcela começa a ser paga nesta sexta; veja quem recebe

"Eu acho uma situação humilhante, um descaso. Teve gente que chegou aqui de 2h da madrugada, outros às 14h de ontem, e passa a noite aqui sem comer nada, sem ir ao banheiro. Se quiser fazer alguma necessidade, tem que fazer na rua. Muito humilhante", afirmou a dona de casa Dilene de Oliveira Emídio dos Santos.

"É uma falta de organização. Não tem ninguém para orientar a gente direito, os políticos não se incomodam. Vai na Caixa, mandam vir para cá, ai fica esse tumulto de gente", disse o agricultor José Lopes, que acompanhava a filha.

Dilene e José foram ao Cadastro Único no bairro Igapó, na Zona Norte de Natal. No local, foram distribuídas 150 fichas, mas teve que gente que chegou ainda de madrugada e voltou para casa sem conseguir agendamento.

Já no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Lagoa Azul, apenas 80 fichas foram distribuídas.

Fila de natalenses à espera de atendimento para tentar atualizar informações no Cadastro Único, nesta sexta-feira (10)

Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A catadora de latinhas Maria das Graças Silveira atualizou o cadastro dela na semana passada, mas voltou ao local porque teve o auxílio negado. Até a entrada em vigor do novo benefício ela recebia R$ 150 por mês.

"Vou viver como, se estou na carestia, se não tenho uma renda? Me deram um telefone, mas ninguém atende", reclamou.

Uma das principais reclamações das pessoas que procuravam o local é que a orientação é de ligar para fazer o agendamento, mas os telefonemas não são atendidos.

A coordenadora responsável pelo Cras Lagoa Azul, Daniela Souza afirmou que precisa limitar a quantidade de fichas e manter agendamento uma vez por mês porque não tem condições de atender a demanda.

Apenas dois estagiários têm acesso ao sistema para novos cadastros. Ainda de acordo com ela, a demanda aumentou muito desde que o governo federal anunciou a mudança do Bolsa Família para o Auxílio Brasil.

Filas também foram registradas na Ribeira, na Zona Leste da cidade, nesta sexta (10).

Semtas atribuiu aumento de demanda a falta de informações

Segundo Cristiano Manoel, diretor do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) de Natal, o serviço vive um momento delicado por causa da transição do programa Bolsa Família para o Auxílio Brasil. Ele atribuiu a situação principalmente à falta de informações por parte do governo federal.

"Como hoje é o dia em que alguns beneficiários deveriam receber seu auxílio, a gente acredita que essa procura se deu em função disso. Ao longo dos dias, com as informações ainda insuficientes por parte do governo federal, a gente tem visto a população muito preocupada, e com razão, sobre a possibilidade de perder o auxílio, e querendo atualizar o cadastro", disse.

Ele afirmou que a demanda aumentou nos últimos dias a ponto de congestionar as linhas telefônicas das unidades. Além disso, ele afirmou que muitas pessoas estão procurando os locais sem necessidade

Quem deve procurar atualização, segundo a Semtas

Quem realizou ou atualizou o cadastro pela última vez em 2019 ou antes

Quem teve alguma alteração na família (aumento ou diminuição do número de filhos, por exemplo)

Quem mudou de endereço

Mutirão

Neste sábado (11), a prefeitura afirmou que irá fazer um mutirão no bairro de Igapó, com distribuição de fichas a partir das 8h. "Nós pedimos que as pessoas tenham paciência. Vamos buscar atender a todos", disse Cristiano.

Unidades de Cadastro Único em Natal

Natal tem duas unidades de Cadastro Único voltadas exclusivamente para esse tipo de atendimento. Os agendamentos ocorrem às sextas-feiras:

Unidade 1 - Praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira: (84) 3232-9248/ (84) 3232-9290

Unidade 2 - Rua Pacatuba, no bairro Igapó: (84) 3232-3034

O atendimento também pode ser realizado em 12 CRAS, localizados nas seguintes localidades: África, Salinas, Lagoa Azul, Pajuçara, Nordelândia, Nossa Senhora da Apresentação, Felipe Camarão, Guarapes, Planalto, Mãe Luiza, Paço da Pátria e Ponta Negra.

Documentos

Para fazer o cadastro, o representante da família deve levar documentos de todos os membros. Veja quais:

Adultos (maiores de 18 anos):

CPF

RG

Título de Eleitor

Carteira de Trabalho

Comprovante de Residência

Crianças e adolescentes:

Certidão de nascimento

Comprovante de matrícula

RG e CPF (se tiver)

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV