Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cidades

Doses da Janssen que chegaram ao RN devem ser direcionadas ao reforço da vacinação da população de rua, orienta Sesap


Mais de 57 mil pessoas tomaram a vacina da Janssen no Rio Grande do Norte e devem receber o reforço com o imunizante da Pfizer. Nota técnica com novas orientações deve ser publicada nesta quarta-feira (8). RN recebeu 7.050 doses do imunizante da Janssen na madrugada desta quarta-feira (8).

Governo do RN/Divulgação

O Rio Grande do Norte recebeu durante a madrugada desta quarta-feira (8), uma remessa com 7.050 de doses da vacina Janssen. De acordo com a Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sesap), a quantidade é insuficiente para aplicação da D3 no público que recebeu o imunizante no estado.

Mais de 57 mil pessoas no RN tomaram o imunizante de dose única da Janssen contra a Covid-19. A coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima, informou que as 7.050 doses recebidas serão direcionadas prioritariamente ao público em situação de rua e os demais deverão receber a dose de reforço com a vacina da Pfizer.

“Nós iremos fazer a distribuição desse quantitativo priorizando a população de rua por entendermos que esta população está muito vulnerável. Para as demais pessoas, a partir de hoje, nós vamos emitir uma nota técnica aos municípios para que elas possam tomar essa dose de reforço também com a vacina da Pfizer, que é a vacina que já está sendo utilizada para dose de reforço em outros estados”, destacou a coordenadora.

Segundo Kelly Lima, em reunião realizada nesta terça-feira (7), a Câmara Técnica das Vacinas, junto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems/RN) e Conselho Estadual de Saúde (CES) decidiram pela aplicação do imunizante da Pfizer, para agilizar a conclusão do esquema vacinal desse público.

Ela afirmou que no estado, todas as pessoas que receberam a Janssen já completaram o intervalo mínimo previsto pelo Ministério da Saúde para tomar a dose de reforço, que é de 2 meses.

A coordenadora reforçou ainda que é seguro fazer o intercambio de vacinas e destacou que já existem estudos que apontam a eficácia da intercambialidade entre imunizantes de diferentes laboratório no esquema vacinal.

“Nós iremos, inclusive, potencializar a proteção em algumas pessoas que já tomaram há mais de 2 meses a vacina da Janssen”, ressaltou Kelly Lima.

A Sesap informou também que vai emitir uma nota técnica aos municípios ainda nesta quarta-feira (8), trazendo orientações sobre essas mudanças no esquema de vacinação. Os municípios deverão anunciar e convocar o público que se enquadra nessa etapa a partir dos próximos dias.

No RN, o imunizante da Pfizer também tem sido aplicado como D3, e como D2 para os adolescentes. A Sesap garantiu que o quantitativo de doses da Pfizer em estoque é suficiente para a vacinação da população que tomou a dose única da Janssen.

Intervalo para D3

A coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima, informou que o intervalo para aplicação da D3 deve ser reduzido para 4 meses nos próximos dias. Essa deliberação levou em consideração, segundo ela, o período de final de ano e a intenção de proteger o maior número de pessoas com a vacinação.

“A gente sabe que a maioria das pessoas que está vindo a óbito são pessoas que não tomaram a vacina, que não iniciaram o esquema vacinal, ou são aqueles idosos que fizeram as duas doses, mas ainda não completaram a dose de reforço. Então a gente precisa ampliar essa proteção”, destacou Kelly. Ela informou que cada município ficará responsável por anunciar o novo cronograma com a redução do intervalo para a D3.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!