LivreTV

Sem receber vacinas a mais, Sesap orienta manter aplicação da dose de reforço em grupos prioritários no RN

Por LivreTV Notícias em 19/11/2021 às 18:26:45
Pasta diz que não recebeu do Ministério da Saúde doses específicas para iniciar aplicação da dose de reforço no público acima de 18 anos e também para segunda dose da Janssen. Doses da Pfizer são utilizadas como reforço

Juliane Araújo

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma orientação nesta sexta-feira (19) para que seja mantida no Rio Grande do Norte a aplicação da dose de reforço da vacina contra Covid nos grupos prioritários.

A orientação da Sesap é não avançar neste momento para todo o público acima de 18 anos, como foi anunciado pelo Ministério da Saúde, porque a pasta nacional não enviou doses específicas para essa aplicação, apesar de garantir tê-las para completar a dose de reforço em todo esse público até maio de 2022.

Além disso, a secretaria informou também que não recebeu as doses específicas para segunda dose da Janssen, que eram esperadas nesta sexta-feira. A orientação era iniciar a aplicação no sábado, após anúncio do Ministério da Saúde.

Em nota, a pasta disse que "desde o anúncio da Mega Vacinação feita esta semana pelo Ministério da Saúde, a Sesap aguarda o recebimento das doses para iniciar a vacinação por escalonamento do público acima dos 18 anos com a dose de reforço e a segunda dose do imunizante da Janssen, que não chegou até o Rio Grande do Norte".

LEIA TAMBÉM

Como vai funcionar a dose de reforço para maiores de 18 anos

Intervalo da dose de reforço da vacina passa de 6 para 5 meses para todos os adultos

O estado recebeu nesta sexta-feira (19) outras 59.670 doses do imunizante da Pfizer, que é destinado para primeira e segunda dose dos adolescentes de 12 a 18 anos.

Segundo a Sesap, o estado tem 89% da população acima de 18 anos com a primeira dose e 75% com o esquema vacinal completo.

Número de atrasados é 'alarmante'

A pasta considera !alarmante! o número de pessoas com a segunda dose da vacina atrasada, ou seja, que tomaram a primeira dose e não voltaram aos postos para receber a segunda dose. Ao todo, são 276 mil pessoas no estado nesta situação.

LEIA TAMBÉM

RN registra dia com mortes só de pessoas não vacinadas

64% dos internados por Covid no RN não se vacinaram

O número cresceu bastante neste mês de novembro. Até quinta-feira (18), eram 10 mil a menos. No início de janeiro, eram 203 mil pessoas.

Vídeos mais assistidos do g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV