LivreTV

Programa da UFRN abre inscrições para assistência e formação para adolescentes superdotados

Por LivreTV Notícias em 08/11/2021 às 16:57:28
Talento Metrópole e visa desenvolver alunos na área de Tecnologia da Informação oferecendo acompanhamento profissional e de estrutura. Instituto Metrópole Digital (IMD), na UFRN

José Júnior/IMD

Um programa do Instituto Metrópole Digital da UFRN que visa integrar alunos com altas habilidades e superdotação está com vagas abertas para estudantes do ensino médio e do ensino fundamental.

O "Talento Metrópole" tem processo seletivo aberto até o dia 26 de novembro e podem participar estudantes da rede pública ou privada de ensino que estejam cursando o ensino médio ou os três últimos anos do ensino fundamental.

Para se inscrever, os interessados devem preencher um formulário eletrônico (clique AQUI) e enviar mensagem para o e-mail [email protected], contendo todos os documentos descritos no Edital 075/2021 (clique AQUI).

O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 10 de fevereiro.

Talento Metrópole

O programa foi criado, porque, ao contrário do que se possa imaginar, estudantes superdotados nem sempre são bons alunos e nem mesmo bem-adaptados ao ambiente escolar.

Isso acontece, dentre outros motivos, porque suas habilidades frequentemente não são identificadas tão cedo quanto seria desejável e, ao não serem estimulados de maneira adequada, respondem com um comportamento que pode alternar entre a apatia e a hiperatividade.

Além disso, mesmo quando se conhece o perfil de altas habilidades do estudante, é comum que a escola não esteja preparada para atender às suas necessidades.

O programa foi criado em 2015 e visa encontrar alunos com capacidades na área de Tecnologia de Informação, de modo a oferecer assistência pedagógica e uma metodologia de desenvolvimento de suas habilidades, além de iniciar uma capacitação que os permita se tornarem, no futuro, profissionais de alto nível para atuar nesse campo.

Formação

O Talento Metrópole utiliza metodologias que estimulam o o interesse dos estudantes pela pesquisa científica e pela expansão dos conhecimentos na área de Tecnologia da Informação.

O estudante que ingressa no programa é acompanhado por um tutor, que é um professor pesquisador da UFRN, e juntos desenvolvem um plano individual de trabalho, considerando interesses, habilidades e competências do aluno.

Dispondo da estrutura do IMD, os alunos são assistidos por equipe especializada constituída por psicólogos, pedagogos e assistente social.

Os estudantes também recebem uma matrícula especial da UFRN, o que lhes dá direito a cursar componentes curriculares nos diferentes níveis de formação da universidade (graduação ou pós-graduação).

Existem iniciativas que capacitam professores para trabalhar com estudantes com altas habilidades/superdotação, mas não um como o Talento, que traz as crianças e adolescentes para dentro da universidade”, diz a professora do Departamento de Psicologia da UFRN, Izabel Hazin, coordenadora do projeto.

Processo seletivo

O processo seletivo para ingresso no Talento Metrópole acontece em três etapas. Na primeira, é feita uma triagem digital, realizada pela plataforma E-Genius, que verifica indicadores comportamentais comuns a jovens com altas habilidades.

Para isso, os candidatos receberão informações para baixar o aplicativo vinculado à plataforma e realizar o teste disponibilizado.

A segunda etapa será constituída de uma Avaliação de Competências e Habilidades Cognitivas, a ser aplicada presencialmente, na sede do Instituto Metrópole Digital. O objetivo é avaliar habilidades e competências potenciais relevantes para a Tecnologia da Informação, Inteligência e Criatividade.

Os 45 candidatos que obtiverem as maiores médias serão selecionados para a terceira fase, que é o Curso de Férias do IMD.

Vídeos mais assistidos do g1 RN
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV