LivreTV

O Assunto #570: CLIMA - jovens à frente do movimento

Por LivreTV Notícias em 01/11/2021 às 00:52:32
Assim como a sueca Greta Thunberg, milhares se jovens foram às ruas de várias cidades do mundo para protestar contra as mudanças climáticas. Eles ganharam voz também nos grandes fóruns globais. Ouça aqui depoimentos de jovens brasileiros que participam da COP-26 e a entrevista da ativista baiana Catarina Lorenzo, de 14 anos. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Os seis anos que se passaram desde o Acordo de Paris viram a frustração das metas de corte das emissões de gases que aquecem o planeta, mas também a ascensão do ativismo para salvá-lo. A sueca Greta Thunberg é a figura mais conhecida entre milhares de jovens que, primeiro, foram às ruas em várias cidades do mundo, para em seguida ganhar voz também nos grandes fóruns globais. Neste quinto e último episódio de uma série especial preparatória da COP-26, O Assunto traz depoimentos de jovens brasileiros que participam do evento iniciado neste domingo em Glasgow, na Escócia. E uma entrevista com a baiana Catarina Lorenzo, de 14 anos -- estudante, surfista e embaixadora da ONU para Águas Internacionais. Aos 12, ela discursou na sede do Unicef, em Nova York, depois de ter apresentado, junto com outras 14 novas lideranças, uma reclamação formal contra o Brasil por não agir no enfrentamento da crise. Na conversa com Renata Lo Prete, ela relata como se deu conta da destruição do meio ambiente cedo e na prática -- estranhando a temperatura da água e o embranquecimento dos corais ao mergulhar na região de Maraú. “Quando depois aprendi sobre mudanças climáticas na escola, acendeu uma lâmpada em minha cabeça”, relata. “E eu precisava agir”.

O que você precisa saber:

O Assunto #565: CLIMA - a parte do agro na crise e na solução

O Assunto #560: CLIMA - o desafio maior das cidades

O Assunto #556: CLIMA - quem pagará a conta das mudanças?

O Assunto #551: CLIMA - onde estamos 6 anos depois de Paris

Juventude pelo Clima: '30 anos de blá-blá-blá', diz Greta Thunberg

'Futuro assustador': o temor de jovens com crise climática

Brasil: jovens processam governo por 'pedalada' climática

VÍDEO: Jovens entram com ação popular contra o governo por "pedalada climática"

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Arthur Stabile, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Neste episódio colaboraram também: Gabriel de Campos e Ana Flávia Paula. Apresentação: Renata Lo Prete.

Comunicação/Globo

Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV