LivreTV

Para fomentar novos modelos de negócios sustentáveis, Instituto Amazônia +21 é lançado no AC

Por LivreTV Notícias em 16/10/2021 às 12:45:40
Lançamento foi feito neste sábado (16) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac). Para fomentar novos modelos de negócios sustentáveis, Instituto Amazônia +21 é lançado no AC

Quésia Melo/Rede Amazônica

Voltado para fomentar novos modelos de negócios capazes de promover o desenvolvimento sustentável, o Instituto Amazônia +21 foi lançado neste sábado (16) na sede da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), em Rio Branco. O programa é para interessados em investir e fazer parcerias na Amazônia.

A iniciativa se trata de um fórum internacional criado para promover negócios sustentáveis, conectar grandes empresas com empreendedores locais e articular projetos inovadores de alto impacto na Amazônia.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e articulador do Instituto, Marcelo Thomé, participa do evento e destacou que o objetivo é levar melhor qualidade de vida à população de toda região. O lançamento reuniu diversos empresários e autoridades na sede da Fieac.

Segundo Thomé, a iniciativa do Instituto Amazônia+21 nasceu da percepção e do reconhecimento do potencial econômico e da geração de negócios, considerando a biodiversidade e o bioma amazônico.

“Nossa iniciativa tem por objetivo fomentar negócios sustentáveis, a partir das potencialidades da floresta amazônica. O público-alvo são as pequenas e médias empresas da Amazônia, conectadas às grandes empresas nacionais e estrangeiras, inserindo-as nas cadeias de fornecimentos dessas empresas e, principalmente, podendo atrair investidores e sensibilizar as instituições financeiras a orientar e criar linhas de financiamento específicas para o negócio na Amazônia”, disse.

Lançamento do Instituto Amazônia +21 foi feito neste sábado (16) na sede da Fieac

Quésia Melo/Rede Amazônica

Assessoria aos empreendedores

Entre as ações que devem ser desenvolvidas pelo instituto estão os serviços de assessoria na aplicação de recursos para projetos sustentáveis e articulação de parcerias voltadas para a incorporação de novas tecnologias.

Além de consultoria técnica com base em critérios ESG (Environmental, Social and Governance) orientados por gestão eficiente de projetos, difusão de práticas ESG voltadas para a região Amazônica e mensuração de resultados e impactos dos projetos implementados.

“Cada vez mais o mundo exige que a produção seja sustentável, que as empresas tenham responsabilidade socioambiental. O instituto vem para apoiar os empresários locais na construção da cultura ESG nos negócios amazônicos. Nossos projetos, essencialmente, são projetos que permitam a agregação de valor, processos industriais limpos e sustentáveis na Amazônia, a partir da pesquisa e da inovação. Precisamos pensar em soluções tecnológicas compatíveis com a identidade amazônica”.

Serão contempladas as comunidades locais e populações tradicionais da Amazônia, que é um dos objetivos que tem a participação dos nove estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do estado do Maranhão.

O presidente da FIEAC, José Adriano, ressalta a importância de viabilizar diálogos para o desenvolvimento sustentável, proteção do bioma Amazônia, geração de riqueza e qualidade de vida para 23 milhões de pessoas nos noves estados que compõem a Amazônia Legal.

“Hoje é um dia especial para nossa federação, para nosso estado e para a região Amazônica. O Amazônia +21 é um instituto que vai fazer todo um trabalho conectado às empresas locais. Estamos ansiosos, porque talvez essa seja a primeira oportunidade que essas empresas do nosso estado vão ter de estarem se conectando a empresas do Brasil e do mundo, baseado na proposta de projetos que possam trazer uma industrialização e incentivo ao desenvolvimento de forma sustentável.”

Reveja todos os telejornais do Acre

Colaborou a repórter Quésia Melo da Rede Amazônica Acre.
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV