LivreTV

Corpo do ex-governador Lavoisier Maia é sepultado na Grande Natal

Por LivreTV Notícias em 12/10/2021 às 13:13:34
Cerimônia contou com honras de chefe de estado. Governo do Rio Grande do Norte decretou luto oficial de três dias. Cerimônia de sepultamento do ex-governador do RN, Lavoisier Maia, na Grande Natal

Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

O ex-governador do Rio Grande do Norte, Lavoisier Maia Sobrinho, que morreu na manhã de segunda-feira (11), aos 93 anos, foi sepultado com honras de chefe de estado no início da tarde desta terça-feira (12) na Grande Natal.

O caixão foi transportado por um caminhão do Corpo de Bombeiros da Catedral Metropolitana de Natal - onde ocorreu o velório e uma missa - até o cemitério Morada da Paz, em Parnamirim.

A cerimônia também contou com guarda de honra e salva de tiros da Polícia Militar. Em decreto publicado em uma edição extraordinária do Diário Oficial, o governo do Rio Grande do Norte decretou três dias de luto oficial.

A sepultamento foi acompanhado por familiares, amigos e admiradores do político, que também estiveram na missa de corpo presente da catedral.

Corpo do ex-governador do RN, Lavoisier Maia, é transportado pelo Corpo de Bombeiros

Segundo a família, Lavoisier morreu em decorrência uma sepse - infecção generalizada, que estava sendo tratada. A família chegou a divulgar um boletim médico sobre o tratamento no início de outubro.

Médico e Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lavoisier foi o 44º governador do Rio Grande do Norte, exercendo o mandato no período de 15 de março de 1979 a 14 de maio de 1982. Também foi Senador da República, deputado federal por dois mandatos e deputado estadual.

Além da esposa, Lavoisier deixa quatro filhos: Ana Cristina, Márcia, Lauro e Cintia Maia, 13 netos e 3 bisnetos.

Polícia Militar faz salva de tiros durante sepultamento do ex-governador Lavoisier Maia, na Grande Natal.

Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

História

Natural de Almino Afonso, Lavoisier era filho de Lauro Maia e Idalina Maia. Formou-se em medicina pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Planejamento de Saúde na Universidade de São Paulo e especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

No Rio Grande do Norte, seguiu na carreira médica e foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, chefiando o Departamento de Tocoginecologia. Foi diretor da maternidade Januário Cicco e presidiu ainda a Fundação Dinarte Mariz de Estudos e Pesquisas.

Carreira política

Durante o governo do seu primo Tarcísio Maia, Lavoisier foi secretário estadual de Saúde, cargo que exerceu de modo simultâneo com a presidência da Comissão de Fiscalização Estadual de Entorpecentes do Ministério da Saúde.

Nesse mesmo período foi secretário de Justiça. Indicado governador do Rio Grande do Norte pelo partido Arena, em 1978, pelo presidente Ernesto Geisel, nomeou seu primo José Agripino Maia prefeito de Natal.

Lavoisier Maia, ex-governador do Rio Grande do Norte

Câmara Legislativa

Extinto o partido governista, ingressou no PDS, sendo presidente da executiva regional e também membro do diretório nacional da legenda.

Nas eleições de 1982 elegeu José Agripino Maia como seu sucessor e após deixar o governo foi nomeado assessor do Ministério da Saúde no estado do Rio Grande do Norte e apoiou Paulo Maluf na sucessão presidencial indireta de 1985.

Em 1986, Lavoisier foi eleito senador pelo PDT. Em 1998, foi eleito deputado federal pelo PFL e primeiro suplente nas eleições de 2002, sendo efetivado ao final da legislatura, após a eleição de Iberê Ferreira para vice-governador do Rio Grande do Norte. Em 2006, foi eleito deputado estadual pelo PSB, encerrando sua vida pública.

Ele também foi casado com a Wilma de Faria - a primeira mulher a governar o Rio Grande do Norte - com quem teve os quatro filhos.

Veja os vídeos mais assistidos no g1 Rio Grande do Norte
Comunicar erro
LivreTV
LivreTV

Comentários

LivreTV