Publicidade

Aprenda a fazer broa de aveia com rapadura e castanha de caju

Por LivreTV Notícias em 03/10/2021 às 07:42:36
Receita foi destaque no programa Inter TV Rural deste domingo (3). Broa de aveia com rapadura e castanha de caju

Inter TV Costa Branca

Nas receitas mais conhecidas, a broa é feita à base de farinha de milho. Nesta receita feita para o Inter TV Rural, o milho foi substituído pela aveia e o resultado é uma broa mais nutritiva, com um toque nordestino da rapadura e da castanha de caju.

Veja a receita:

Ingredientes

160g (2 xícaras ) de farinha de aveia

80g (1 xícara) de aveia em flocos

50 ml (1/4 xícara) de água

50 ml (1/4 xícara) de óleo

2 ovos

5g (meio envelope) de fermento biológico seco

5g (1 colher de café) de canela em pó

1 pitada de sal

100g de castanha de caju triturada (80g para a massa e 20g para finalização)

150g de rapadura triturada

Preparo da calda de rapadura

Numa panela alta, coloque a rapadura triturada e a água. Ligue o fogo e espere ferver até a rapadura desmanchar. O processo dura em média cinco minutos. Em seguida, desligue o fogo e reserve.

Quando a calda estiver fria, misture os ovos com a ajuda de um garfo. Em seguida, acrescente o melaço da rapadura e o óleo e mexa até formar uma mistura homogênea.

Depois, coloque a farinha de aveia, a aveia em flocos, parte da castanha de caju (80g), a canela, o sal e o fermento biológico. Mexa até obter uma massa uniforme. O ponto é uma massa de consistência pastosa. Cubra a massa com um pano e deixe descansar por 40 minutos.

Depois do tempo de descanso, com a ajuda de uma colher, faça as broas diretamente na assadeira untada com óleo e farinha de aveia. Deixe um espaço entre as broas para que elas possam crescer no forno. Finalize com o restante da castanha por cima das broas e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, de 25 a 30 minutos.

Vídeos mais assistidos do g1 RN
Comunicar erro
Publicidade

Comentários

Publicidade